terça-feira, 15 de março de 2011

Principios Método Pilates

CONCENTRAÇÃO: na execução de cada exercício, sentimos mentalmente cada parte do corpo, da cabeça aos pés, independentemente da zona alvo do exercício. Esta técnica é por isso apelidada de "thinking way of moving", transformando um pensamento num movimento físico - activação neuromuscular

RESPIRAÇÃO: VITAL.  A respiração é toráxica e lateral. Por regra, expira-se sempre no maior esforço. Ajuda na melhoria da consciência corporal
"Milhões de pessoas nunca aprenderam a arte de respirar"
Joseph Pilates

CENTRALIZAÇÃO: Ao centro (zona central do corpo, ou tronco) chamamos a "power house" pois ao adquirir o controlo do centro adquirimos o controlo de todo o nosso corpo. Pilates visa reequilibrar posturalmente o tronco, e torná-lo funcionalmente mais forte. São recuperadas as funções essenciais dos músculos posturais, as quais muitas vezes tinham sido abandonadas devido às actividades sedentárias e más posturas.

CONTROLO: Deverá utilizar o controlo do seu corpo de forma a retirar os maiores benefícios do exercício. Quanto mais lenta a execução, maiores os benefícios e mais energia se obtém.
PRECISÃO: É difícil treinar o corpo para a máxima precisão, mas depois disso acontecer nenhum movimento é impossível, apenas leva mais ou menos tempo a conseguir fazê-lo. Saber que podemos contar com o nosso corpo, no dia a dia, sem restrições provém da precisão com que o treinarmos.

FLUIDEZ: Os movimentos não têm início nem fim, como numa roda gigante. Desta forma, o exercício aproveita tanto a fase concêntrica como a fase excêntrica do movimento, resultando num treino equilibrado e funcional.

ISOLAMENTO: Aprender a isolar o trabalho de cada músculo, descontraindo as zonas que não são necessárias, permite identificar zonas fracas e trabalhá-las isoladamente.

ROTINA: A repetição e a frequência levam à excelência, o que também se aplica ao Pilates. Esta técnica não substitui qualquer outra actividade física, mas prepara o seu corpo para que tenha um melhor desempenho nas actividades que já pratica.
“Após as 10 primeiras aulas, o praticante sente que o corpo mudou; após 20 aulas, que as mudanças são visíveis ; após 30, as demais pessoas começam a notar as mudanças”
Joseph  Pilates

Sem comentários:

Enviar um comentário