quarta-feira, 16 de março de 2011

Estudo Sobre Influência que a Prática de Pilates, de um modo organizado e regular, tem sobre a Saúde Física, Mental e Comportamental dos praticantes

A prática regular de Pilates, a partir de um período de três a seis meses, revela uma melhoria geral do estado físico, mental e comportamental, com níveis de diminuição do stress, melhor relaxamento e uma maior facilidade em dormir à noite, bem como sucesso ao nível da auto-estima.

Este estudo, realizado num universo de pessoas activas, a viver em meio citadino, de classe média com preocupações ao nível da sua Saúde e Imagem, e, que praticam Pilates há pelo menos três meses, pretende certificar que os praticantes assíduos e regulares apresentam benefícios reais (efectivos).

- Os dados recolhidos relativamente à Saúde Física são MUITO MOTIVADORES:
- Apresentaram melhoras significativas de alterações da tensão arterial (71%) e de dores nas articulações e coluna (75%).

- Melhoraram igualmente a flexibilidade e a falta de força em cerca de 76%.

A Saúde Mental TAMBÉM MELHOROU:

- Antes de iniciarem a prática de Pilates, 34% dos alunos descreviam o seu estado psíquico como “ansioso” e 17% como “stressado”.

- Depois de iniciada a prática, 38% dos alunos referiu sentir-se “mais relaxado”, 31% “mais activo e positivo” e 14% maior facilidade em dormir à noite.

Ao Nível Comportamental, mais de74% dos inquiridos afirmou ter notado alterações, com 10% a declarar também ter aumentado a sua auto-estima.

Estas alterações ocorreram três a seis meses depois de se terem iniciado no Pilates.

O estudo efectuado demonstra o potencial da prática de Pilates na melhoria do estado de Saúde Física, Mental e Comportamental dos praticantes.


Artigo elaborado por: Joana Mendia
                                     Instrutora e Personal Trainer de Pilates
                                      (Certificada pelo Pilates Institute/ALM Pilates)
  

Sem comentários:

Enviar um comentário